Metodologia de Estudo de Caso com uso de Inteligência Artificial EGC - Cursos Inscrições Abertas

Organizadora/Docente: Rosane Segantin Keppke

Docente: Pedro Kobler

Carga Horária Total: 4 horas

Datas: 11 e 18/11/2025

Horário: 15h às 17h

Dia da Semana: terça-feira

Modalidade: online

Público-Alvo:

  • pesquisadores, autores de relatórios técnicos, estudantes de pós-graduação, alunos de iniciação científica.

Eixos Temáticos:

  • administração pública;
  • ciência de dados; 
  • interno e social.

 

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Objetivos de Aprendizagem

Objetivo Geral: Capacitar os participantes a elaborar e analisar um estudo de caso, utilizando a Inteligência Artificial como ferramenta de apoio, de forma ética e alinhada com as diretrizes acadêmicas vigentes.

Objetivos Específicos:

  • Compreender os fundamentos teórico-conceituais da metodologia de estudo de caso.
  • Analisar as possibilidades de aplicação da Inteligência Artificial em diferentes etapas da pesquisa.
  • Identificar as diretrizes éticas e acadêmicas para o uso da IA, conforme as políticas editoriais de periódicos científicos.
  • Examinar, por meio de um estudo de caso real (Programa SP-USA), como a IA pode ser aplicada para solucionar problemas complexos em contexto governamental.

 

Competências a serem desenvolvidas

Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Aplicar os princípios da metodologia de estudo de caso em seus próprios projetos de pesquisa.
  • Avaliar o potencial de ferramentas de Inteligência Artificial para otimizar a coleta e análise de dados.
  • Utilizar a Inteligência Artificial de maneira ética, respeitando a integridade acadêmica.
  • Analisar criticamente o uso da IA em estudos de caso para identificar a sua efetividade e limitações.

Justificativa

A metodologia de estudo de caso é uma ferramenta robusta para a investigação de fenômenos complexos em seu contexto real. Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) emergiu como um recurso poderoso para auxiliar pesquisadores em diversas etapas, desde a coleta e análise de dados até a identificação de padrões e a otimização de processos. No entanto, o uso da IA no ambiente acadêmico requer uma compreensão profunda de suas aplicações éticas e das diretrizes editoriais de periódicos científicos. Este minicurso, portanto, visa preencher essa lacuna, capacitando os participantes a integrar a IA de forma responsável e eficaz em seus estudos de caso. A união dessas duas áreas, estudo de caso e inteligência artificial, não apenas moderniza a pesquisa, mas também aprimora a qualidade e a relevância dos resultados, permitindo a identificação de soluções inovadoras para problemas do mundo real, como demonstrado no caso do Programa SP-USA.
 

Metodologias:

  • Aprendizagem baseada em problemas (problematização ou problem based learning – PBL)
  • Estudos de caso
     

Conteúdo Programático

Carga Horária: 4 horas (2 aulas de 2 horas)

Aula 1: Fundamentos Teóricos e Éticos (2 horas)

  • Parte I: Metodologia de Estudo de Caso (1 hora)

o Definição e características do estudo de caso.

o Tipos de estudo de caso: exploratório, descritivo e explicativo.

o Etapas da pesquisa: definição do problema, coleta e análise de dados, elaboração do relatório.

o Critérios de validade e confiabilidade em estudos de caso.

  • Parte II: Inteligência Artificial e Ética Acadêmica (1 hora)

o Aplicações da IA na pesquisa científica (revisão de literatura, análise de dados, identificação de padrões).

o Diretrizes éticas para o uso de IA: transparência, responsabilidade e viés.

o Políticas editoriais das bases de periódicos científicos (ex.: Scopus, Web of Science, Scielo) sobre o uso de IA na assistência de pesquisa e preparação de artigos.
 

Aula 2: Estudo de Caso Prático e Aplicação da IA (2 horas)

  • Apresentação do Estudo de Caso: Programa SP-USA (2 horas)

o Contextualização do problema: uso racional da água na Prefeitura de São Paulo.

- Análise de como a Inteligência Artificial foi utilizada para identificar possibilidades de redução de consumo.

- Escalar o programa para alcançar economia orçamentária significativa.

o Resultados e impactos obtidos pelo programa.

o Discussão interativa sobre as oportunidades e desafios da aplicação de IA em estudos de caso similares.

 

Parcerias e Meios de Implementação

Revista Simetria do TCMSP.

 

Avaliação

  • Somativa busca identificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao final de um período de ensino, como um bimestre, semestre ou ano perante um conjunto de objetivos aprendizagem declarados que se pretendeu desenvolver em um curso.

 

Referências Básicas

BRASIL, A. A inteligência artificial na pesquisa e no fomento: desafios e oportunidades. Brasília: CAPES, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/23042025_Relatorio_2575649_A_inteligencia_artificial_na_pesquisa_e_no_fomento.pdf Acesso em 11 set.2025.

DA GAMA, António Pimenta. O Estudo de Caso Como Metodologia de Investigação em Marketing e Gestão. Portuguese Journal of Marketing/Revista Portuguesa de Marketing, n. 25, 2009.

POZZEBON M, FREITAS HMR DE. Pela aplicabilidade: com um maior rigor científico - dos estudos de caso em sistemas de informação. Revista de Administração Contemporânea [Internet]. 1998May;2(2):143–70. Available from: https://doi.org/10.1590/S1415-65551998000200009

SPINAK, Ernesto. Inteligência Artificial e a comunicação da pesquisa. Scielo em Perspectiva, 30/08/2023. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2023/08/30/inteligencia-artificial-e-a-comunicacao-da-pesquisa/ Acesso em 11/09/2025.

Referências Complementares

COSTA, M. F. B., TINOCO, G. O., CORRÊA, N. DOS S. F., BOTELHO, P. C., & FONTAINHA, T. C. (2025). DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), 30, e025003. https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id286435

MONTEIRO, Luana; TORMES, Jiane Ribeiro; MOURA, Luiza Cristina Simplício Gomes de Azevedo. ESTUDO DE CASO: UMA METODOLOGIA PARA PESQUISAS EDUCACIONAIS. Ensaios Pedagógicos, [S. l.], v. 2, n. 1, p. p.18–25, 2018. DOI: 10.14244/enp.v2i1.57. Disponível em: https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/57. Acesso em: 11 set. 2025.

REVISTA SAÚDE E PESQUISA. Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA). Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/politicasecondicoesdeusodeinteligenciaartificial Acesso em 11.set.2025.

WILEY AUTHOR SERVICES. Best Practice Guidelines on Research Integrity and Publishing Ethics. Disponível em: https://authorservices.wiley.com/ethics-guidelines/index.html Acesso em 11.set/2025.

 


Breve Currículo

Pedro Kobler. Economista com experiência em macroeconomia, competitividade, controle interno e gestão pública. Líder do Projeto SPusa na Prefeitura de São Paulo, voltado à eficiência hídrica e redução de despesas. Atuou na McKinsey, EY, FIESP, ABIMAQ, Telefônica e como professor de graduação e pós-graduação na FECAP e na Mackenzie. Especialista em análises econômicas, políticas públicas e inteligência competitiva. Aluno de pós-graduação da EGC-TCMSP.

Rosane Segantin Keppke. Pós-doutorado pelo IEA-USP Centro de Síntese Cidades Globais. Graduação e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, mestrado em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV. Servidora efetiva da Prefeitura de São Paulo, com experiência em Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Atualmente é professora e pesquisadora da Escola Superior de Gestão e Contas do TCMSP.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:


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