Organizadora/Docente: Rosane Segantin Keppke
Docente: Pedro Kobler
Carga Horária Total: 4 horas
Datas: 11 e 18/11/2025
Horário: 15h às 17h
Dia da Semana: terça-feira
Modalidade: online
Público-Alvo:
Eixos Temáticos:
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo Geral: Capacitar os participantes a elaborar e analisar um estudo de caso, utilizando a Inteligência Artificial como ferramenta de apoio, de forma ética e alinhada com as diretrizes acadêmicas vigentes.
Objetivos Específicos:
Competências a serem desenvolvidas
Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de:
Justificativa
A metodologia de estudo de caso é uma ferramenta robusta para a investigação de fenômenos complexos em seu contexto real. Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) emergiu como um recurso poderoso para auxiliar pesquisadores em diversas etapas, desde a coleta e análise de dados até a identificação de padrões e a otimização de processos. No entanto, o uso da IA no ambiente acadêmico requer uma compreensão profunda de suas aplicações éticas e das diretrizes editoriais de periódicos científicos. Este minicurso, portanto, visa preencher essa lacuna, capacitando os participantes a integrar a IA de forma responsável e eficaz em seus estudos de caso. A união dessas duas áreas, estudo de caso e inteligência artificial, não apenas moderniza a pesquisa, mas também aprimora a qualidade e a relevância dos resultados, permitindo a identificação de soluções inovadoras para problemas do mundo real, como demonstrado no caso do Programa SP-USA.
Metodologias:
Conteúdo Programático
Carga Horária: 4 horas (2 aulas de 2 horas)
Aula 1: Fundamentos Teóricos e Éticos (2 horas)
o Definição e características do estudo de caso.
o Tipos de estudo de caso: exploratório, descritivo e explicativo.
o Etapas da pesquisa: definição do problema, coleta e análise de dados, elaboração do relatório.
o Critérios de validade e confiabilidade em estudos de caso.
o Aplicações da IA na pesquisa científica (revisão de literatura, análise de dados, identificação de padrões).
o Diretrizes éticas para o uso de IA: transparência, responsabilidade e viés.
o Políticas editoriais das bases de periódicos científicos (ex.: Scopus, Web of Science, Scielo) sobre o uso de IA na assistência de pesquisa e preparação de artigos.
Aula 2: Estudo de Caso Prático e Aplicação da IA (2 horas)
o Contextualização do problema: uso racional da água na Prefeitura de São Paulo.
- Análise de como a Inteligência Artificial foi utilizada para identificar possibilidades de redução de consumo.
- Escalar o programa para alcançar economia orçamentária significativa.
o Resultados e impactos obtidos pelo programa.
o Discussão interativa sobre as oportunidades e desafios da aplicação de IA em estudos de caso similares.
Parcerias e Meios de Implementação
Revista Simetria do TCMSP.
Avaliação
Referências Básicas
BRASIL, A. A inteligência artificial na pesquisa e no fomento: desafios e oportunidades. Brasília: CAPES, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/23042025_Relatorio_2575649_A_inteligencia_artificial_na_pesquisa_e_no_fomento.pdf Acesso em 11 set.2025.
DA GAMA, António Pimenta. O Estudo de Caso Como Metodologia de Investigação em Marketing e Gestão. Portuguese Journal of Marketing/Revista Portuguesa de Marketing, n. 25, 2009.
POZZEBON M, FREITAS HMR DE. Pela aplicabilidade: com um maior rigor científico - dos estudos de caso em sistemas de informação. Revista de Administração Contemporânea [Internet]. 1998May;2(2):143–70. Available from: https://doi.org/10.1590/S1415-65551998000200009
SPINAK, Ernesto. Inteligência Artificial e a comunicação da pesquisa. Scielo em Perspectiva, 30/08/2023. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2023/08/30/inteligencia-artificial-e-a-comunicacao-da-pesquisa/ Acesso em 11/09/2025.
Referências Complementares
COSTA, M. F. B., TINOCO, G. O., CORRÊA, N. DOS S. F., BOTELHO, P. C., & FONTAINHA, T. C. (2025). DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), 30, e025003. https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id286435
MONTEIRO, Luana; TORMES, Jiane Ribeiro; MOURA, Luiza Cristina Simplício Gomes de Azevedo. ESTUDO DE CASO: UMA METODOLOGIA PARA PESQUISAS EDUCACIONAIS. Ensaios Pedagógicos, [S. l.], v. 2, n. 1, p. p.18–25, 2018. DOI: 10.14244/enp.v2i1.57. Disponível em: https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/57. Acesso em: 11 set. 2025.
REVISTA SAÚDE E PESQUISA. Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA). Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/politicasecondicoesdeusodeinteligenciaartificial Acesso em 11.set.2025.
WILEY AUTHOR SERVICES. Best Practice Guidelines on Research Integrity and Publishing Ethics. Disponível em: https://authorservices.wiley.com/ethics-guidelines/index.html Acesso em 11.set/2025.
Breve Currículo
Pedro Kobler. Economista com experiência em macroeconomia, competitividade, controle interno e gestão pública. Líder do Projeto SPusa na Prefeitura de São Paulo, voltado à eficiência hídrica e redução de despesas. Atuou na McKinsey, EY, FIESP, ABIMAQ, Telefônica e como professor de graduação e pós-graduação na FECAP e na Mackenzie. Especialista em análises econômicas, políticas públicas e inteligência competitiva. Aluno de pós-graduação da EGC-TCMSP.
Rosane Segantin Keppke. Pós-doutorado pelo IEA-USP Centro de Síntese Cidades Globais. Graduação e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, mestrado em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV. Servidora efetiva da Prefeitura de São Paulo, com experiência em Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Atualmente é professora e pesquisadora da Escola Superior de Gestão e Contas do TCMSP.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: