Análises Territoriais de Políticas Públicas II EGC - Cursos Inscrições Abertas

Docentes: Rosane Segantin Keppke e Bruno Azuma Balzano

Monitor: Pedro Lima

Organizadoras: Rosane Segantin Keppke, Egle Monteiro, Harmi Takiya

Carga Horária Total: 4 horas

Datas: 17 e 24 de novembro

Horário: 18h30 às 20h30

Dia da Semana: 2ªs feiras

Modalidade: híbrido

Público-Alvo:

  • servidores públicos,
  • conselheiros participativos,
  • pesquisadores,
  • estudantes,
  • ativistas.

Eixos Temáticos:

  • administração pública;
  • ciência de dados; 
  • políticas públicas; 
  • direitos humanos;
  • redução das desigualdades sociais.

Curso validado para servidores de carreira da Prefeitura de São Paulo.

 

 

 

Fazer inscrição

 

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver competências básicas para avaliar políticas públicas sob enfoque territorial, com fundamentação na metodologia do “Guia prático de análise ex-post” disseminado pela União. O módulo II tem a especificidade de introduzir a prática de geoprocessamento.

Competências a serem desenvolvidas

Agregar conhecimento, desenvolver habilidades, estimular atitudes em prol do aperfeiçoamento da avaliação territorial de políticas públicas.

Justificativa

A realização deste minicurso contribui para capacitar agentes públicos e sociedade civil na compreensão das dinâmicas espaciais que influenciam a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. As análises territoriais permitem identificar desigualdades regionais, mapear demandas específicas de populações locais e orientar decisões mais eficazes e equitativas. Ao integrar dados geográficos com indicadores sociais, econômicos e ambientais,

os participantes desenvolverão habilidades estratégicas para promover ações públicas consistentes e sensíveis às realidades territoriais.

 

Metodologias

  • Aprendizagem baseada em problemas (problematização ou problem based learning – PBL)
  • Estudos de caso

Conteúdo Programático

  • Aula I (17/11/2025): Análise territorial na prática, com exercício de geoprocessamento com Geosampa e QGIS;
  • Aula II (19/11/2025): Análise territorial na prática, com exercício de geoprocessamento com Geosampa e QGIS.

É recomendável ter realizado o Módulo I, ou assistir a gravação disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem da EGC-TCMSP.
 

Avaliação

  • Diagnóstica busca identificar conhecimentos prévios, dificuldades, gaps e necessidades dos alunos perante um conjunto de objetivos aprendizagem que se pretende desenvolver em um curso.
  • Formativa busca identificar o progresso da aprendizagem dos alunos de forma gradual perante um conjunto de objetivos aprendizagem que se pretende desenvolver durante.
     

Referências Básicas

BRASIL. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex-post. Disponível em < https://www.gov.br/casacivil/pt-br/centrais-de-conteudo/downloads/guiaexpost.pdf/view> Acesso em 19 ago.2025.

SILVA, S. P. Considerações analíticas e operacionais sobre a abordagem territorial em políticas públicas in BOUERI, R.; COSTA, M. A. (ed.) Desenvolvimento inclusivo e sustentável: um recorte territorial. Brasília: IPEA, 2013. Disponível em < https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3910/1/Livro-Brasil_em_desenvolvimento_2013_v_1.pdf> Acesso em 19 ago.2025. TCMSP. Observatório de Políticas Públicas. Disponível em https://observatorio.tcm.sp.gov.br/ Acesso em 19 ago.2025.

Referências Complementares

COELHO, Eliene Correa Rodrigues. Sistema de Informações para Habitação Social na cidade de São Paulo: Hapisp: apoio estratégico para a gestão social. 2012. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de

São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/T.8.2013.tde-20052013-111444. Acesso em: 2025-08-19.

KEPPKE, Rosane Segantin; WAISSMAN, Rafael Peçanha; NASCIMENTO, Gisela Coelho; MONTEIRO, Egle; PIETRO, Eduardo Di; TAKIYA, Harmi. Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo: reflexões sobre indicadores territoriais de Urbanismo. Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 31–44, 2021. DOI: 10.61681/revistasimetria.v1i7.9. Disponível em: https://revista.tcm.sp.gov.br/simetria/article/view/9. Acesso em: 19 ago. 2025.

NERY, Marcelo Batista; SOUZA, Altay Alves Lino de, ADORNO, Sergio. Os padrões urbano-demográficos da capital paulista. Estudos Avançados[online]. 2019, v. 33, n. 97 Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3397.002 Acesso em 19 ago.2025.

REDE NOSSA SÃO PAULO. Mapa da desigualdade 2024. Disponível em < https://institutocidadessustentaveis.shinyapps.io/mapadesigualdadesaopaulo2024/> Acesso em 19 ago.2025.

SÃO PAULO (CIDADE). Geosampa: tutorial internet. Disponível em < https://geoinfo-smdu.github.io/tutorial-GeoSampa/> Acesso em 19 ago.2025.

 

Apoio Institucional

Observatório de Políticas Públicas

 


Breve Currículo

Rosane Segantin Keppke.
Pós-doutorado pelo IEA-USP Centro de Síntese Cidades Globais. Graduação e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, mestrado em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV. Servidora efetiva da Prefeitura de São Paulo, com experiência em Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Atualmente é professora e pesquisadora da Escola Superior de Gestão e Contas do TCMSP.

Bruno Azuma Balzano.
Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional (APDO-TIC) na Prefeitura de São Paulo desde 2018. Tem experiência em projetos de sistemas, business intelligence, ciência de dados e análise de dados espaciais.

Pedro Lima.
Estagiário de Geografia.

Egle Monteiro.
Coordenadora do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP. Graduada em Direito pela USP. Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP, onde foi professora de Direito. Doutoranda do Programa Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove. Foi Coordenadora Jurídica da Editora NDJ, especializada em publicações, capacitação profissional e consultoria nas áreas do Direito Administrativo. Foi chefe da Assessoria Jurídica do TCMSP.

Harmi Takiya.
Pós-doutorado pela Escola Politécnica da USP. Geóloga, com graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista, mestrado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e doutorado pelo Instituto de Geociências da USP. É servidora da Prefeitura de São Paulo. Atualmente trabalha no Tribunal de Contas do Município de São Paulo

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.