Inscrição aberta até o dia 22/09/2025.
Organizadores: Valdir Godoi Buqui Netto, Silvio Gabriel Serrano Nunes e Samira Saleh
Docente: Mariana de Luna Cury
Carga Horária Total: 03 horas
Data: 25/09/2025
Horário: 14h - 17h
Dia da Semana: quinta-feira
Modalidade: híbrido
Público-Alvo:
Eixos Temáticos
Curso validado para servidores de carreira da Prefeitura de São Paulo.
Objetivos de Aprendizagem
Ao final do curso, espera-se que os(as) participantes sejam capazes de:
Competências a serem desenvolvidas
Ao concluir o curso, o(a) participante será capaz de identificar as fases da transformação digital: digitalização da informação, digitalização de processos e transformação digital propriamente dita; avaliar o impacto da cultura organizacional na implementação de soluções digitais em instituições públicas; aplicar referenciais teóricos para o diagnóstico e proposição de estratégias em contextos de transformação digital; interpretar riscos de descontinuidade, retrocesso ou fragmentação de esforços em projetos de inovação no setor público.
Justificativa
O curso “Desafios da Transformação Digital no Setor Público” surge em resposta à crescente demanda por inovação institucional, eficiência na gestão e entrega de valor público por meio de tecnologias digitais. No entanto, a simples adoção de ferramentas tecnológicas não garante ganhos de desempenho. O percurso da transformação digital exige uma profunda revisão de processos, mudança cultural e estruturação da governança de dados. A proposta do curso é justamente qualificar os agentes públicos para lidar com esse cenário complexo, discutindo os principais entraves e aprendizados verificados em experiências práticas, articulando teoria e prática a partir de um estudo de caso aprofundado, permitindo uma compreensão concreta dos desafios enfrentados por instituições públicas em contextos de transformação digital.
Metodologias
Conteúdo Programático
25/09/2025 - 14h-17h
1) Fundamentos da Transformação Digital
2) Principais desafios enfrentados pelas organizações públicas
3) Governança de dados e cultura analítica
4) Estudo aplicado: reflexões a partir da experiência da Coordenadoria Processual do TCMSP
5) Debate final com os participantes
Avaliação: Frequência em aula.
Referências Básicas
BELLI, Luca et al. Governança de dados no setor público: abertura de dados governamentais, proteção de dados pessoais e segurança da informação para uma transformação digital sustentável. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2024. Disponível em: https://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/BibliotecaDigital/BibDigitalLivros/TodosOsLivros/Governanca-de-dadosno-setor-publico_abertura-de-dados-governamentais.pdf. Acesso em: 10 mar. 2025.
CAVALCANTE, Pedro et al. (org.). Inovação no setor público: teoria, tendências e casos no Brasil. Brasília: Enap; Ipea, 2017. cap. 1, p. 15-32. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2989/1/171002_inovacao_no_setor_publico.pdf. Acesso em: 10 abr. 2025.
SANTOS, Bruna (org.). Caminhos da inovação no setor público. Brasília: Enap, 2022. Cap. 1, p. 27-61. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/7420/1/caminhos_da_inovacao_no_setor_publico.pdf. Acesso em: 09 jun. 2025.
VERHOEF, Peter C. et al. Digital transformation: a multidisciplinary reflection and research agenda. In: Journal of Business Research, v. 122, p. 889-901, jan. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.022. Acesso em: mar. 2025.
VIAL, Gregory. Understanding digital transformation: a review and a research agenda. In: The Journal of Strategic Information Systems, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 118–144, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003. Acesso em: 12 abr. 2025.
Referências Complementares
BRASIL. Decreto nº 10.278, de 18 de março de 2020. Regulamenta o disposto no inciso X do caput do art. 3º da Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, e no art. 2º-A da Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, para estabelecer a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 mar. 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/d10278.htm. Acesso em: 20 abr. 2025.
BRASIL. Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020. Institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 abr. 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/d10332.htm. Acesso em: 13 mar. 2025.
BRASIL. Decreto nº 12.198, de 24 de setembro de 2024. Institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2024 a 2027 e a Infraestrutura Nacional de Dados, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 set. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/decreto/d12198.htm. Acesso em: 13 mar. 2025.
CAPPRA, Ricardo et al. Guia da Maturidade Analítica para a Era da IA. Miami, FL: Cappra Institute Research, 2024. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/5ba6af29a0cd27664cbd406b/t/66e4b2ea5235e30f468d1ec8/1726264051766/CAPPRA_Guia+de+Maturidade+Anal%C3%ADtica_Desktop.pdf. Acesso em: 28 jan. 2025.
NÓBREGA, Marcos (coord.). Transformação digital e Administração Pública: "o futuro não é mais como era antigamente". Belo Horizonte: Fórum, 2024. 176 p. ISBN 978-65-5518-649-9.
SIQUEIRA, Wender Rodrigues; BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. A transformação digital do governo na perspectiva do cidadão: uma netnografia de manifestações em mídias sociais. In: Anais do Encontro Brasileiro de Administração Pública. São Paulo: Sociedade Brasileira de Administração Pública, 2022. Disponível em: https://sbap.org.br/ebap2022/849.pdf. Acesso em: 13 mai. 2025.
Breve Currículo
Organizador: Valdir Godoi Buqui Netto
Auditor de Controle Externo no TCMSP. Graduado em Direito e Mestre em Ciências Humanas pela USP. Pós-graduado em Direito Administrativo pela Escola de Direito da FGV-SP. Mestrando Profissional em Gestão e Políticas Públicas pela EAESP-FGV. Coordenador Técnico da Escola Superior de Gestão e Contas.
Organizador: Silvio Gabriel Serrano Nunes
Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela USP, estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Administrativo pela FADISP, docente da Escola Superior do TCM-SP; professor do programa de Mestrado Acadêmico em Direito Médico da UNISA.
Organizadora: Samira Saleh
Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP; Aperfeiçoamento em Controle Social e Políticas Públicas pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Formada em Licenciatura e Bacharel em Tradução e Interpretação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Faculdade Ibero - Americana, Pedagogia em Administração Escolar pela UNINOVE, Professora Titular de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura de São Paulo desde 1995 e, atualmente, atua na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo como Assessora Pedagógica e Coordena o Programa Jovem no Controle Social.
Docente: Mariana Cury
Graduada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi (2010) e pós-graduada em Direção Teatral pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena (2012). Atua no Tribunal de Contas do Município de São Paulo desde 2007 como Auxiliar Técnica de Controle Externo, tendo sido supervisora da Unidade Técnica de Protocolo e Autuação entre 2015 e 2020, e Coordenadora Processual de 2020 até janeiro de 2025. MBA em Gestão e Transformação Digital na ECA/USP concluído em 2025. Ao longo de sua trajetória, Mariana tem se destacado pela criatividade, sensibilidade e pelo compromisso com a diversidade nas práticas institucionais.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: