O ciclo de Políticas Públicas EGC - Cursos Inscrições Abertas

Organizador(a)/docente(s): Suelem Lima Benicio

Carga Horária Total: 6h

Data: 05, 12 e 19/11/2025

Horário: das 10h às 12h

Dia da Semana: Quartas-feiras

Modalidade: online

Público-Alvo:

  • Agentes públicos federais, estaduais e municipais; 
  • Servidores(as) do TCM;
  • Sociedade civil organizada e interessados(as) no tema.

Eixos Temáticos:

  • Políticas públicas; 
  • Direitos humanos; 
  • Redução das desigualdades sociais.

 

Fazer inscrição

 

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo deste curso é apresentar e discutir com os alunos o conceito de políticas públicas, bem como o modelo de ciclos de políticas públicas. De forma simples e didática temos como proposta mostrar as especificidades de cada com cada uma de suas fases (agenda, formulação, implementação e avaliação) através da leitura e debate da bibliografia de referência nessa área.

 

Competências a serem desenvolvidas

  • Compreendam o conceito de política pública e os principais elementos envolvidos em sua elaboração;
  • Reconheçam as etapas do ciclo de políticas públicas e suas inter-relações;
  • Apliquem conceitos básicos de agenda, formulação, implementação e avaliação a casos concretos;
  • Desenvolvam a capacidade de leitura crítica de textos introdutórios da área;
  • Estabeleçam conexões entre teoria e prática na atuação cotidiana como servidores públicos.

 

Justificativa

No contexto da administração pública municipal, a compreensão das políticas públicas como processo é fundamental para uma atuação mais consciente, crítica e qualificada dos servidores. O modelo de ciclo de políticas públicas, ainda que simplificado, oferece uma poderosa ferramenta analítica para entender como as decisões são tomadas, implementadas e avaliadas no âmbito do Estado.

Capacitar os servidores com esse referencial teórico-metodológico contribui para o fortalecimento da gestão pública democrática, além de permitir maior articulação entre os diferentes setores da administração, especialmente nas áreas que lidam com políticas sociais, como saúde, educação, assistência e cultura.

Este curso tem como foco introduzir, de forma acessível e dialogada, os principais conceitos e fases do ciclo de políticas públicas, promovendo a leitura orientada de textos e a troca de experiências práticas.

 

Metodologias

Aulas expositivas-dialogadas; Estudos de caso simples e contextualizados, extraídos da realidade municipal; Debates orientados e dinâmicas em grupo.

 

Conteúdo Programático

  1. O surgimento do campo de políticas públicas; a multidisciplinaridade do campo; O ciclo de políticas públicas
  2. Agenda
  3. Formulação
  4. Implementação
  5. Avaliação

 

Avaliação

Será feito um acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento das atividades para atribuição de menções aos alunos.

 

Referências Básicas

CAPELLA, A. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de Políticas Públicas. In HOCHMANN, G. (org.) Políticas Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fio Cruz, 2007.

ETZIONI, Amitai. (1967). Mixed scanning: a ‘third’ approach to decision-making”. Public Administration Review, 27(5), december. In Heidemann, F. G.; Salm, J. F. (2010). Políticas Públicas e Desenvolvimento. Mixed scanning: uma ‘terceira abordagem da tomada de decisão. Brasília: Editora UnB. Pp 219-232.

FARIA, Carlos (2013). A multidisciplinariedade no estudo das políticas públicas. In: Eduardo Marques & Carlos de Faria (orgs.). A política pública como campo multidisciplinar, São Paulo, Ed Unesp.

FREY, K. (2000). Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas, 21, 211-259.

HILL, Michael. Implementação: In: SARAVIA, Enrique; FERRAREZI, Elisabete. (2007). Políticas Públicas – Coletânea Volume 2. Brasília: ENAP. pp 61-

KINGDON, J. Como chegar a hora de uma idéia? In In SARAVIA, Enrique; FERRAREZI, Elisabete. (2007). Políticas Públicas – Coletânea Volume 1. Brasília: ENAP.  Kingdom, J. (1984). Agendas, alternatives and public policies. Cap. 1, 9 e 10

LOTTA, Gabriela. O papel das burocracias do nível da rua na implementação de políticas públicas: entre o controle e a discricionariedade. In: FARIA, C. A (org). Implementação de Políticas Públicas. Teoria e Prática. Editora PUCMINAS, Belo Horizonte, 2012.

SECHI, Leonardo. (2013). Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos, São Paulo, Cengage Learning, 2ª edição.

SOUZA, C. (2006). Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, 16, 20-45.

 

Breve Currículo

Suelem Lima Benicio

Mestre em Política Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Política Pública da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Professora da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:

  

 


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.