Estatística em Políticas Públicas EGC - Cursos Inscrições Abertas

Organizadora: Rosane Segantin Keppke

Docente: Euro de Barros Couto Jr.

Carga Horária Total: 12 horas

Datas: 13, 15, 20, 22 de maio

Horário: das 9h às 12h

Dia da Semana: terças e quintas-feiras

Modalidade: presencial

Público-Alvo: servidores, pesquisadores, estudantes, profissionais que atuam com dados e precisam ou desejam obter uma introdução aos conhecimentos de Estatística aplicados às Políticas Públicas.

Eixos temáticos: 

  • Ciência de dados;
  • Políticas Públicas.

Curso validado com proposta de número 109/2025

IMPORTANTE: Alguns cursos oferecidos pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo serão validados para eventos de carreira para servidores da Prefeitura de São Paulo. A validação ocorrerá pelo Departamento de Gestão de Carreiras, órgão da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES).
Os cursos validados serão indicados pelo selo abaixo.

 
  

 

Fazer inscrição

 

Objetivos de Aprendizagem

Este curso se propõe a oferecer noções básicas de Estatística, a fim de estimular o participante a melhor interagir em equipes multidisciplinares que atuam direta ou indiretamente nas etapas do ciclo das políticas públicas.

Competências a serem desenvolvidas

O egresso do curso deve ser capaz de identificar oportunidades de aplicação dos conceitos apresentados no conteúdo programático, com ênfase em amostragem, descrição estatística e análise estatística.

Justificativa

O uso de Estatística é um dos embasamentos das políticas públicas. Desde a década de 1970, os organismos internacionais promovem a produção de indicadores comparativos das condições de vida nos países e nas escalas de planejamento nacional e subnacionais. Tais práticas de planejamento e gestão passam necessariamente pela avaliação estatística do fenômeno ou do público-alvo das políticas públicas.

Metodologias

  • Aprendizagem baseada em problemas (problematização ou problem based learning – PBL)
  • Estudos de caso

 

Conteúdo Programático

1ª aula:

• Alguns conceitos básicos na Estatística;

• Variáveis escalares e categóricas;

• Fases de uma pesquisa;

2ª aula:

• Amostragem;

• Medidas-resumo para a Descrição Estatística da amostra e da população;

• Tópicos principais da Análise Estatística;

3ª. Aula:

• Principais erros em Amostragem, Descrição Estatística e Análise Estatística;

• Validação Estatística;

4ª. Aula:

• Confecção de um questionário;

• Como proceder para solicitar uma Avaliação Estatística.

 

Parcerias e Meios de Implementação

Secretaria de Planejamento da Prefeitura do Município de São Paulo

 

Avaliação

· Formativa: busca identificar o progresso da aprendizagem dos alunos de forma gradual perante um conjunto de objetivos aprendizagem que se pretende desenvolver nos exercícios práticos durante um curso.

 

Referências Básicas

BUSSAB, W. O., MORETTIN, P. A. Estatística Básica, 8a ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

MAGALHÃES, M. N., LIMA, A. C. Pedroso de. Noções de Probabilidade e Estatística, 7a ed., 2ª reimpressão revista, São Paulo: Edusp, 2013.

SPIEGEL, M. R. Estatística (Coleção Schaum), São Paulo: McGraw Hill, 1977.

 

Referências Complementares

BRASIL. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex-post. Disponível em https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/downloads/guiaexpost.pdf/@@download/file Acesso em 07 mar.2025.

GARCIA, G. P.; LIMA, C, B. C.; MOTA, E. G.; PAULA, K. D. S.; SOUZA, W. A Jurimetria e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo: uma análise dos acompanhamentos de

licitações e contratos. Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, v. 1, n. 7, p. 63–82, 2021

 

Apoio Institucional

Observatório de Políticas Públicas do TCMSP

 


Breve Currículo

EURO DE BARROS COUTO JR. (docente). Graduado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo; tem doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP; mestrado e doutorado em Cultura e Literatura Russas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Integrante do Grupo de Lógica e Teoria da Ciência (IEA-USP). (3) Estatístico da Prefeitura do Município de São Paulo.

ROSANE SEGANTIN KEPPKE (org.). Doutora em Planejamento Urbano e Regional (FAU-USP), Mestre em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV), integrante do Centro de Síntese Cidades Globais (IEA-USP). Arquiteta e urbanista da Prefeitura do Município de São Paulo, atualmente cedida para a EGC-TCMSP como docente, pesquisadora e editora-adjunta da Revista Simetria do TCMSP.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:

 


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.