ODS 11 – Cidades sustentáveis: indicadores e dados (Módulo I) EGC - Cursos Inscrições Abertas

Organizadoras/Docentes: Rosane Segantin Keppke, Iara Negreiros, Harmi Takiy

Carga Horária Total: 4 horas

Datas: 14 e 15 de maio

Horário:19h às 21h

Dia da Semana: 4ª e 5ª feira

Modalidade: online

Público-Alvo: Agentes públicos municipais, estaduais e federais; servidores(as) do TCM, sociedade civil organizada e interessados(as) no tema.

Eixos temáticos:

  • ciência de dados e
  • políticas públicas

 

Fazer inscrição

 

Objetivos de Aprendizagem

O curso apresenta os princípios, conceitos e indicadores de planejamento e gestão das cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes, com fundamento no ODS 11 da Agenda 2030 e na série ABNT NBR ISO 3712x (37120, 37122, 37123). O Módulo I enfoca os indicadores e os dados necessários para a avaliação da sustentabilidade das cidades para fins analíticos e participativos das partes interessadas.

Competências a serem desenvolvidas

Conhecimento dos instrumentos, da metodologia, das finalidades e dos estudos de caso; Habilidade para introduzi-los na prática. Atitude proativa para interagir nos processos de formulação, implementação e monitoramento de indicadores de políticas urbanas.

Justificativa

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 são internacionalmente reconhecidos pela sua relevância, e orientam as políticas públicas em todas as escalas de planejamento e gestão pública, especialmente os governos municipais, por isso é importante que as partes interessadas desenvolvam competências que os incorporem.
 

Metodologias

  • estudo de casos
  • debates (indagação)

 

Conteúdo Programático

  • Aula 1 (14/05/2025): “Dados abertos e aplicação prática dos Indicadores ABNT NBR ISO no Município de São Paulo”.
  • Aula 2 (15/05/2025): “Normas Técnicas da ABNT NBR ISO para Cidades Sustentáveis, Resilientes e Inteligentes”.

Parcerias e Meios de Implementação
Prefeitura do Município de São Paulo (curso a ser validado).
 

Avaliação

· Formativa: quizzes durante as aulas e questionário de reação.
 

Referências Básicas

ABNT. NBR ISO 37120:2021 Desenvolvimento sustentável de comunidades — Indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida.

ABNT. NBR ISO 37122:2020 Cidades e comunidades sustentáveis — Indicadores para cidades inteligentes.

ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf

 

Referências Complementares

ABNT. NBR ISO 37123:2021 Cidades e comunidades sustentáveis – Indicadores para cidades resilientes.

CALDANA, Valter et al. Reflexões sobre o Plano Diretor Estratégico (PDE): A cidade de São Paulo e seu processo participativo. Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 82–98, 2023. DOI: 10.61681/revistasimetria.v1i11.163.

 

Apoio Institucional: Observatório de Políticas Públicas

 


Breve Currículo

IARA NEGREIROS. Possui doutorado (2018) e mestrado (2009) em Engenharia e Planejamento Urbanos, e graduação em Engenharia Civil pela Politécnica da USP (1994), onde atualmente é pós-doutoranda. É professora da FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba. É secretária da Comissão ABNT/CEE 268, contribuindo para a elaboração e publicação das Normas ISO para cidades sustentáveis.

HARMI TAKIYA. Pós-doutorado pela Escola Politécnica da USP. Geóloga, com graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista, mestrado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e doutorado pelo Instituto de Geociências da USP. É servidora da Prefeitura de São Paulo. Atualmente trabalha no Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

ROSANE SEGANTIN KEPPKE. Pós-doutorado pelo IEA-USP Centro de Síntese Cidades Globais. Graduação e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, mestrado em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV. Servidora efetiva da Prefeitura de São Paulo, com experiência em Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Atualmente é professora e pesquisadora da Escola Superior de Gestão e Contas do TCMSP.

 

Solicitações e Comentários

O Módulo II, planejado para os dias 4 e 5 de junho, enfoca estudos de caso em cidades de países emergentes, em especial os planos, programas e políticas da Prefeitura de São Paulo que fazem referência aos objetivos do desenvolvimento sustentável.

 

APÊNDICE

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA VALIDAÇÃO NO SIGPEC

Objetivo

V. “Objetivos de aprendizagem” no corpo principal da ementa.

Objetivos específicos

Atualizar os servidores municipais acerca do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ODS 11 da Agenda 2030, com vistas a melhor compreenderem e implementarem os planos, programas, e projetos das políticas urbanas e ambientais.

Recursos

Aula online síncrona (Teams) com recursos tecnológicos e humanos oferecidos pela EGC-TCMSP.

Justificativa

V. “Justificativa” no corpo principal da ementa.

Metodologia

V. “Metodologias” no corpo principal da ementa.

Público-alvo

V. “Público-alvo” no corpo principal da ementa e complementar com “Servidores municipais que atuam direta ou indiretamente na formulação, implementação e monitoramento de políticas urbanas e ambientais”.

Conteúdo programático

1) Interdependência entre indicadores e dados.

2) Indicadores para cidades sustentáveis.

3) Indicadores para cidades inteligentes.

4) Indicadores para cidades resilientes.

Referências bibliográficas

V. “Referências básicas e complementares” no corpo principal da ementa.

Metas e resultados

Engajar os alunos nas discussões promovidas pelos instrutores.

Indicadores

Ao menos 40% dos alunos interagirem nas discussões orais e no chat.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.