Organizador(a)/Docente(s): GT Gênero do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP
Carga Horária Total: 6 horas
Datas: 06, 13 e 20/03/2025
Horário:10h às 12h
Dia da Semana: quintas-feiras
Modalidade: online
Público-Alvo: Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCMSP; sociedade civil organizada; interessados(as) no tema.
OBJETIVO GERAL DO CURSO
Introduzir os/as participantes aos principais debates sobre a situação das mulheres no funcionalismo público, abordando temas como teto de vidro, barreiras invisíveis, segregação vertical e horizontal, discriminação sistêmica, disparidades salariais, perfis e percentuais de participação feminina, acesso a cargos de gestão, além das políticas e ações necessárias para promover a igualdade de gênero no setor público.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Abramo, Laís. Desigualdade de Gênero no Mercado de Trabalho na América Latina. Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2004.
Crenshaw, Kimberlé. Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence against Women of Color. Stanford Law Review, 1991.
Collins, Patricia Hill. Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness, and the Politics of Empowerment. Routledge, 2000.
FERNANDES, Maria Angélica. Políticas para as mulheres no governo do Estado de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
IPEA. Mulheres e Poder: O Teto de Vidro no Setor Público Brasileiro, 2017.
ONU Mulheres. O Progresso das Mulheres no Mundo 2019-2020: Famílias em um Mundo em Mudança.
Pereira, J. A. & Souza, M. P. Mulheres e o teto de vidro no serviço público brasileiro: um estudo sobre a ocupação de cargos de liderança na administração pública federal. Revista Brasileira de Ciência Política, 2020.
Scott, Joan. Gênero: Uma Categoria Útil de Análise Histórica. Educação & Realidade, 1995.
SÃO PAULO. Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Relatório Consolidado de Auditoria Operacional. São Paulo, 2022. Disponível em: https://observatorio.tcm.sp.gov.br/Management/GestaoPublicacao/DocumentoId?idFile=ee97ee1f-f6df-4dc4-8bb0-f1b95eee2f89. Acesso em: 28 jan. 2025.
SÃO PAULO. Grupo de Trabalho de Gênero do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Disponível em: https://observatorio.tcm.sp.gov.br/Genero/216861. Acesso em: 28 jan. 2025.
Schminke, Maria Teresa. As barreiras invisíveis à ascensão feminina no funcionalismo público brasileiro. Revista de Administração Pública (RAP), 2018.
Tribunal de Contas da União (TCU). Diagnóstico de Gênero no Setor Público Brasileiro, 2021.
AVALIAÇÃO
Será feito acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento de atividades.
BREVE CURRÍCULO
O Grupo de Trabalho de Gênero do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP é composto por trabalhadoras e trabalhadores do Tribunal de Contas em suas diferentes esferas, pelos parceiros institucionais do Observatório e por integrantes da sociedade civil com interesse no debate. O grupo institucionaliza a temática no Tribunal e tem como objetivo:
Fernanda Galvão Bonilha é Auditora de Controle Externo no TCMSP, atuando na função de supervisora de auditorias nas áreas de pessoal e previdência. Administradora pela UFSC com Mestrado em Administração - Finanças pela UFSM. Aluna do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da FGV/SP.
Lívia Vieira Lisboa é advogada. Professora de graduação e pós-graduação. Mestra em família na Sociedade Contemporânea (UCSAL). Doutora em ciências (FSP/USP).
Maria Angélica Fernandes é doutora em Ciências Humanas Ciências Sociais e Humanidades (UFABC). Foi gestora pública na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (2011). Atualmente trabalha enquanto Chefe de Gabinete da Presidência do TCMSP.
Patrícia Marques dos Santos é graduada em Administração de empresas (FECAP). Pós-graduada em Gestão de Negócios (FAAP). Atua há 15 anos como gestora no setor privado. Desde 2018 é Coordenadora na Coordenadoria de Governo Aberto - CGA, responsável pelo Programa Governo Aberto na Cidade de São Paulo, sob a Coordenação da Casa Civil.
Vitória Galete Gomes é advogada, com atuação destacada em Direito Público e advocacy em Direitos Humanos. Especialista em Direito Público Municipal (EGC/TCMSP). Membro do Grupo de Trabalho de Gênero do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP.