Organizador/Docente:
Carga Horária Total: 3 horas
Datas: 26/03/2025
Horário: 19h às 22h
Dia da Semana: Quarta-feira
Modalidade: online
Público-Alvo: Sociedade civil organizada, servidores públicos, professores, pesquisadores e todos aqueles que desejam compreender a complexidade da Literatura russa.
Eixos Temáticos: direitos humanos
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo do curso pretende estimular o debate qualificado acerca da história da Rússia e teoria da literatura, a partir dos textos clássicos, com ênfase no debate interdisciplinar entre Literatura, Filosofia, História, Ciências Sociais e Direito.
Competências a serem desenvolvidas
Análise literária e interpretação de textos – Compreensão profunda das obras, identificando temas, estilos e contextos históricos.
Pensamento crítico e argumentação – Desenvolvimento da capacidade de analisar e debater ideias filosóficas e sociais presentes nos textos.
Conhecimento histórico e cultural – Entendimento do contexto político, social e filosófico da Rússia, essencial para interpretar as obras.
Interdisciplinaridade – Conexão entre literatura, filosofia, história e sociologia, enriquecendo a interpretação dos textos.
Reflexão sobre dilemas humanos universais – Discussão de questões como moralidade, destino, livre-arbítrio e alienação, recorrentes na literatura russa.
Justificativa
Estudar O Capote, de Nikolai Gógol, é essencial para compreender a profundidade da literatura russa e seu impacto na modernidade. A obra, além de abordar a opressão burocrática e a miséria humana com ironia e melancolia, influenciou grandes escritores como Dostoiévski e Tchekhov. Seu realismo fantástico e crítica social tornam o conto atemporal, proporcionando reflexões sobre desigualdade, identidade e o papel do indivíduo na sociedade.
Metodologias
Debates (indagação)
Conteúdo Programático
Aula 02 – “O Capote” de Gógol, perspectivas literárias e filosóficas
Prof. Me. Luka de Souza Oliveira. 20h30 às 22h
Avaliação
Presença e participação em aula
Referências Básicas
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Problemas da obra de Dostoiévski. São Paulo: Editora 34, 2022.
BERNARDINI, Aurora Fornoni. Aulas de literatura russa. São Paulo: Kalinka, 2018.
BILLINGTON, James H. The Icon and the Axe: An interpretative History of Russian Culture. Nova York: Vintage Books, 1970.
CALAÇA, Irene Zasimowicz Pinto. "A construção do fantástico em o Capote de Gogol." Signótica 10.1 (1998): 83-108.
CARPEAUX, Otto Maria. O Romantismo por Carpeaux. São Paulo: Leya, 2012
CARPEAUX, Otto Maria. O Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo. São Paulo: Leya, 2012
GÓGOL, Nikolai. O capote de outras histórias. São Paulo, Editora 34, 2023
OLIVEIRA, Luka de Souza. Os irmãos Karamázov: a sociedade russa do século XIX por meio dos arquétipos literários e da polifonia de Dostoiévski. Dissertação. (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2024. Disponível em: http://dspace.unisa.br/handle/123456789/2800
Breve Currículo
Silvio Gabriel Serrano Nunes
Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela USP, estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Administrativo pela FADISP, assessor e docente da Escola Superior do TCM-SP; professor do programa de Mestrado Acadêmico em Direito Médico.
Luka de Souza Oliveira
Mestre em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, na Linha de Pesquisa Sociedade, Cultura e Linguagem da Universidade Santo Amaro - PPGICH/UNISA, com bolsa CAPES/PROSUP (2024). Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia (2023) e Graduado em Filosofia, Licenciatura pelo Centro Universitário Claretiano (2022). Professor de Filosofia na Rede Privada de Guarulhos. Professor convidado no curso de Pós-Graduação e cursos de extensão na Escola de Gestão e Contas Públicas do município de São Paulo EGC TCM-SP. Pesquisador no grupo GECEF- Claretiano (Grupo de estudos em Cinema e Ensino de Filosofia) Orientado pelo prof. Dr. Alessandro Reina e no Grupo Religião, Memória e Cultura. Orientado pelo prof. Dr. Gerson Leite de Moraes) do CEFT (Centro de Educação, Filosofia e Teologia da UPM). Estuda a obra de Fiódor Dostoiévski e desenvolve pesquisas interdisciplinares na áreas de Ciências Humanas, como as imbricações entre Arte, Literatura, Filosofia, Cultura, Religião e Cinema. É co-autor do livro O Deus de Einstein e os deuses da Filosofia (2023).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: