Os Indicadores de qualidade da educação e a formulação da política educacional no Brasil EGC - Cursos Inscrições Abertas

Organizador(a)/Docente(s): Suelem Lima Benicio
Carga Horária Total: 9 horas
Datas: 13, 20 e 27/03/2025
Horário:10h as 13h
Dia da semana: quinta-feira
Modalidade: online 
Público-Alvo: Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM; sociedade civil organizada e interessados(as) no tema.
Eixos temáticos: Administração Pública; Controle Interno e Social; Políticas Púlicas; Direitos Humanos; Redução das Desigualdades Sociais.

 

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Objetivos de Aprendizagem
O objetivo deste curso é apresentar de maneira introdutória a história da educação no Brasil e a constituição de um campo de políticas públicas de educação, e em seguida trazer o tema da qualidade da educação, que é hoje o tema central do debate sobre educação no Brasil, e como este vem sendo tratado em termos de políticas públicas ao longo das últimas décadas, já que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 a qualidade passa a ser princípio da educação no Brasil e, portanto, deve ser objetivo da política educacional brasileira.


Competências a serem desenvolvidas
Desenvolver a capacidade de analisar criticamente a evolução histórica da educação no Brasil e as políticas públicas associadas; adquirir uma compreensão das teorias e práticas que constituem o campo de políticas públicas de educação; Aprender a avaliar políticas públicas de educação com foco na qualidade, utilizando critérios e indicadores relevantes.


Justificativa
Compreender a evolução histórica da educação no Brasil é fundamental para analisar as políticas públicas atuais e futuras. Este curso fornecerá uma base sólida sobre os principais marcos e transformações na educação brasileira, bem como, permitirá aos participantes entenderem a constituição do campo de políticas públicas de educação, oferecendo uma visão abrangente das teorias e práticas que moldaram o sistema educacional brasileiro. Dada a importância da qualidade da educação como princípio constitucional, este curso é altamente relevante para profissionais da educação e gestores públicos que buscam aprimorar suas práticas e políticas educacionais.


Metodologias
Aula expositiva; Debates dirigidos; Atividades de sistematização de conteúdo.


Conteúdo Programático
Política Educacional: Uma retrospectiva histórica; Democratização, Fluxo escolar, Avaliação e qualidade da educação; Indicadores de qualidade e formulação de políticas públicas.


Avaliação
Avaliação contínua com o objetivo de identificar as principais questões trazidas pelos cursistas sobre o conteúdo da formação, bem como a efetividade das metodologias utilizadas para o desenvolvimento das atividades propostas e compreensão dos conceitos centrais, objeto da formação.


Referências Básicas
ARAUJO, Gilda Cardoso de. Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: “O problema maior é o de estudar”. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 39, p. 279-292, jan./abr. 2011.
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ENGUITA, Mariano Fernández. O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. In: GENTILI, P.A.A.; SILVA, T.T. (orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
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OLIVEIRA, Romualdo P. de; ARAUJO, Gilda C. de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, n.28, p.5-23, Abr. 2005.
OLIVEIRA, Romualdo P. de. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Revista Educação e Sociedade, vol.28, n.100, p.661-690, Oct. 2007.


Referências Complementares
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em: 27 mar. 2014.
______. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 dez. 1961, Seção 1 – Página 11429 (Publicação Original). Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2014.
______. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2014.
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IBGE. Censo demográfico 2010 – Educação e deslocamento: resultados da amostra, 19 dez. 2012. Disponível em:  . Acesso em: 29 mar. 2014.
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MARCHELLI, Paulo Sérgio. Expansão e qualidade da educação básica no Brasil. Cad. Pesquisa, v.40, n.140, p.561-585, ago. 2010.
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SÃO PAULO (SP). Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Processo TC 72-000.181.17-50, de 18/01/2017. Indicadores da Educação. Disponível em: . Acesso em: 8 dez. 2017.
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Breve Currículo

Suelem Lima Benicio
Doutoranda em Administração Pública e Governo na FGV/SP. Mestre em Política Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Política Pública da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:

  
 

 

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