MODALIDADE: ON-LINE
PÚBLICO-ALVO | CARGA HORÁRIA | AULAS | CRONOGRAMA | DIA DA SEMANA | HORÁRIO | VAGAS | PROFESSOR(A) ORGANIZADOR(A) INSTRUTOR(A) |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM sociedade civil organizada e interessados(as) no tema. | 4 horas | 2 | Aula 01 – 31/10 Aula 02 – 07/11 |
5ª Feiras | Das 19h às 21h | 400 | Prof. Rômulo Manzatto |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 1 – CONTEXTO – Os Limites do Crescimento Econômico
Celso Furtado foi um dos muitos impactados pelas conclusões do relatório The Limits to Growth. Publicado em 1972, o trabalho comissionado pelo Clube de Roma e elaborado por uma equipe de pesquisadores do MIT trazia projeções alarmantes e estimava que se o padrão dominante de desenvolvimento econômico fosse mantido, a comunidade internacional seria obrigada a lidar com uma situação de verdadeiro colapso global dos recursos naturais em poucas décadas.
Desde o início da década de 1950, Celso Furtado vinha criticando as assimetrias do desenvolvimento econômico internacional e parece ter visto nas conclusões do relatório a confirmação do caráter excludente do sentido do processo de desenvolvimento como realizado pelos países desenvolvidos. Mesmo não corroborando todas as conclusões do relatório, o economista propôs tratar do problema de fundo da pesquisa encomendada pelo Clube de Roma, ressaltando que as críticas feitas até então ao estudo não levavam em consideração o fato central de que o mundo era então dividido entre economias desenvolvidas e subdesenvolvidas, categorias qualitativamente distintas, com implicações diretas para as conclusões da análise.
Assim, a primeira aula pretende delinear o contexto a partir do qual a obra foi produzida, procurando reconstituir um panorama do cenário em que se movimentam o autor, suas ideias e seus interlocutores.
Aula 2 – TEXTO – O Mito do Desenvolvimento Econômico
A partir de 1972 Celso Furtado explorou o tema dos limites ao crescimento em uma série de seminários e intervenções públicas que dariam origem aos quatro ensaios que compõem o livro O Mito do Desenvolvimento Econômico. Dessa forma, a segunda aula procura apresentar de maneira sintética as ideias essenciais da obra e do modelo explicativo do economista.
METODOLOGIAS
RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS
As aulas são transmitidas pelo aplicativo Teams, e suas gravações ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) da Escola de Gestão e Contas do TCMSP.
REFERÊNCIAS
FURTADO, C. Celso Furtado: correspondência intelectual: 1949-2004; seleção, introdução e notas Rosa Freire D’Aguiar; posfácio Luiz Felipe de Alencastro. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econômico. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
FURTADO, C. Obra autobiográfica. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
LOUREIRO, Pedro Mendes e RUGITSKY, Fernando Monteiro e SAAD FILHO, Alfredo. Celso Furtado and the myth of economic development: rethinking development from exile. Review of Political Economy, v. 33, n. 1, p. 28-43, 2021
MANZATTO, R. Celso Furtado, 100 anos: O mito do desenvolvimento econômico (1974). Informações Fipe, n. 483, p. 66-70, dez. 2020.
MANZATTO, R. O Mito do Desenvolvimento Econômico em Nova Edição. Informações Fipe, n. 507, p. 42-44, dez. 2022.
OLIVEIRA, F. A Navegação Venturosa - ensaios sobre Celso Furtado. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
SYLLA, N. S. Introduction. In: FURTADO, Celso. The myth of economic development. Cambridge: Polity Press, 2020.
AVALIAÇÃO
Presença e participação nas atividades em aula.
BREVE CURRÍCULO
Rômulo Manzatto é Auditor de Controle Externo no TCM-SP, Economista (FEA-USP) e Mestre em Ciência Política (DCP/FFLCH-USP).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: