PÚBLICO-ALVO | CARGA HORÁRIA | AULAS | CRONOGRAMA | DIA DA SEMANA | HORÁRIO | VAGAS | PROFESSOR(A) ORGANIZADOR(A) INSTRUTOR(A) |
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Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM, sociedade civil organizada e interessados(as) no tema |
3 horas | 4 |
05/10/2024 Aula 01: IA: Introdução e Aspectos Técnicos João Marcelo Occhiucci Aula 02: IA na Educação e IA na Saúde Ana Beatriz Prudente Alckmin Aula 03: IA: Aspectos Filosóficos Silvio Gabriel Serrano Nunes Aula 04: IA na Pesquisa Científica Humberto Miguel Garay Malpartida 13h – Encerramento. |
Sábado | Das 10h às 13h | 200 |
Organizadora: Ana Beatriz Prudente Alckmin Professores(as): João Marcelo Occhiucci Ana Beatriz Prudente Alckmin Silvio Gabriel Serrano Nunes Humberto Miguel Garay Malpartida |
MODALIDADE: PRESENCIAL
OBJETIVO GERAL DO CURSO
A intenção é oferecer uma introdução à inteligência artificial, abordando aspectos e aplicações da Inteligência Artificial nas áreas da Pesquisa Científica, Saúde, Educação e Filosofia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
METODOLOGIAS
RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS
As aulas são transmitidas pelo aplicativo Teams, e suas gravações ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) da Escola de Gestão e Contas do TCMSP.
REFERÊNCIAS
CELIK, I. (2023). Towards Intelligent-TPACK: An Empirical Study on Teachers’ Professional Knowledge to Ethically Integrate Artificial Intelligence (AI)-Based Tools Into Education. Computers in Human Behavior, 138, Article 107468.
https://doi.org/10.1016/j.chb.2022.107468
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo. Editora Companhia das Letras, 2016.
JIA, F., SUN, D., & LOOI, C.-K. (2024). Artificial Intelligence in Science Education (2013–2023): Research trends in ten years. Journal of Science Education and Technology, 33, 94-117. https://doi.org/10.1007/s10956-023-10077-6
JIANG, Y., LI, X., LUO, H., YIN, S., & KAYNAK, O. Quo Vadis Artificial Intelligence? Discover Artificial Intelligence, 2022.
LeCUN, Y., BENGIO, Y. & HINTON, G. Deep learning. Nature, 2015.
MITCHELL, M. Large Language Models. In M. C. Frank & A. Majid (Eds.), Open Encyclopedia of Cognitive Science. MIT Press, 2024.
RICHARDSON, D. Ethics of Artificial Intelligence, Higher Education, and Scientific Research. Educational Technology and Research Journal, 2023.
SMITH, A.; JONES, B.; LEE, C. The ethics of using artificial intelligence in scientific research: new guidance needed for a new tool. Journal of Ethics in AI Research, 2024.
AVALIAÇÃO
Frequência no curso.
BREVE CURRÍCULO
Organizadora:
Ana Beatriz Prudente Alckmin
Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realiza estudos na área de Inteligência Artificial nos processos de pesquisas laboratoriais no Instituto de Biociências da USP, sob a tutoria do professor Pedro Fernandes (Departamento de Fisiologia), e participa do grupo de estudos BOTED, também no Instituto de Biociências da USP.
Tem como expertise a área de Inteligência Artificial e uma experiência significativa na criação de cursos de extensão. Através de um projeto comunitário socioambiental, contribui de forma pedagógica com a Clínica Jurídica de Direitos Humanos da IBMEC, elaborando atividades acadêmicas para seus membros, como seminários e painéis que trabalham temas como igualdade de gênero, diversidade, ESG, entre outros.
Ao lado do jurista João Paulo Martinelli, criou o primeiro curso da Escola Superior de Advocacia da OAB São Paulo voltado para a temática do antissemitismo.
Professores:
Humberto Miguel Garay Malpartida
Graduado em Ciências Biológicas na Universidad Ricardo Palma (1996) e Doutorado em Ciências (Farmacologia) no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) em 2005. Pós-Doutorado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Atualmente Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). As linhas de pesquisa propõem uma abordagem interdisciplinar das doenças crônicas, principalmente aquelas de grande importância na saúde pública, como Câncer e Síndrome Metabólica (Diabetes, Hipertensão e Dislipidemia). Os projetos de pesquisa desenvolvidos têm ênfase tanto em modelos experimentais como modelos de corte populacional, ambos desenvolvidos para entender os mecanismos celulares e moleculares que influenciam na patogênese assim como avaliar o impacto da prevenção continuada, a educação em saúde e o uso de abordagens não-farmacológicas no tratamento destas doenças.
João Marcelo Occhiucci
Experiência em gestão e tecnologia. Formado em Engenharia Química pela USP, possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Internacional pela Warwick Business School, no Reino Unido. Especialista em blockchain pela Universidade de Oxford. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no mundo corporativo.
Acompanha o desenvolvimento da Inteligência Artificial há muitos anos. Em 2017, especificou e coordenou a aquisição de uma estação NVidia DGX1 para a USP. Mais recentemente, desenvolveu modelos de previsão de vendas utilizando redes neurais com ferramentas como TensorFlow e IBM Watson.
Atualmente, é mestrando na EACH USP, realizando pesquisa relacionada ao câncer com o uso de Inteligência Artificial, além de ser cofundador de uma startup na área de IA Generativa.
Ana Beatriz Prudente Alckmin
Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realiza estudos na área de Inteligência Artificial nos processos de pesquisas laboratoriais no Instituto de Biociências da USP, sob a tutoria do professor Pedro Fernandes (Departamento de Fisiologia), e participa do grupo de estudos BOTED, também no Instituto de Biociências da USP.
Tem como expertise a área de Inteligência Artificial e uma experiência significativa na criação de cursos de extensão. Através de um projeto comunitário socioambiental, contribui de forma pedagógica com a Clínica Jurídica de Direitos Humanos da IBMEC, elaborando atividades acadêmicas para seus membros, como seminários e painéis que trabalham temas como igualdade de gênero, diversidade, ESG, entre outros.
Ao lado do jurista João Paulo Martinelli, criou o primeiro curso da Escola Superior de Advocacia da OAB São Paulo voltado para a temática do antissemitismo.
Silvio Gabriel Serrano Nunes
Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela USP, estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Administrativo pela FADISP, docente da Escola Superior do TCM-SP; professor do programa de Mestrado Acadêmico em Direito Médico e do programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UNISA. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. Membro da Comissão de Direito Médico e de Saúde da OAB-SP. Vice-presidente de Interseccionalidade Constitucional com outros Saberes da Comissão de Direito Constitucional da OAB-SP. Professor da Especialização em Direito Constitucional da PUC - Campinas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: