EGC debate uso do BIM na fiscalização de obras públicas EGC - Notícias

 

Na quarta-feira (12/11), a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo realizou o workshop online para tratar do tema "BIM na gestão e fiscalização de projetos e execução de obras públicas". O evento reuniu um público diversificado e qualificado, interessado nas inovações e desafios da aplicação do Building Information Modeling (BIM) no setor público. A formação foi transmitida ao vivo pelo canal da EGC no Youtube.

A justificativa para a realização do evento baseou-se na necessidade estratégica de modernizar a infraestrutura do país e garantir o uso eficiente dos recursos públicos, em conformidade com a Estratégia BIM BR e o Decreto nº 10.306/2020.

O workshop ofereceu uma abordagem prática e focada nos desafios do setor público, fornecendo conhecimentos e ferramentas essenciais para a implementação eficaz do BIM.

O workshop contou com as apresentações dos palestrantes convidados Pedro Bravini e Pedro Moura. A iniciativa visou capacitar profissionais da área para os desafios e ineficiências frequentemente encontrados na gestão de projetos e execução de obras públicas. A mediação foi facilitada por Rosane Segantin Keppke, editora adjunta da Revista Simetria do TCMSP.

O palestrante Pedro Bravini é especialista em soluções tecnologias ArcGIS e BIM, atuando há 10 anos na transformação digital do setor público e privado. Tem experiência em projetos estratégicos para governos municipais e estaduais, integrando dados geoespaciais e modelos BIM para otimizar a gestão e fiscalização de obras públicas e criação de cidades inteligentes.

O convidado Pedro Moura é arquiteto com experiência em projetos, gestão de obras e licitações, atuando com foco em BIM, gestão de ativos e soluções digitais para o setor de Arquitetura, Engenharia e Construção. É especialista em tecnologia e inovação, aplica metodologias digitais que integram projetos, execução e fiscalização, promovendo eficiência e transparência.

O público-alvo da formação abrangeu engenheiros, arquitetos, urbanistas, gestores de obras públicas, especialistas em BIM, auditores de controle externo, servidores públicos que atuam em licitações e contratos, conselhos participativos e demais interessados no tema. Durante o workshop, foram abordados eixos temáticos importantes, como o controle externo e social, engenharia, infraestrutura, inovação por meio da ciência de dados e tecnologia, licitações e contratos administrativos.