No mês da Saúde Mental, EGC lidera debate sobre integração mente-corpo EGC - Notícias

 

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), vinculada ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo, ofereceu nesta terça-feira (21/10) o evento online “Atividade Física e Saúde Mental – Movimentando o Bem-Estar Físico, Social e Psicológico”. O encontro, realizado no mês da conscientização da saúde mental, reuniu profissionais da saúde e de educação física para debater sobre os impactos dos exercícios físicos no bem-estar psicológico. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal da EGC no Youtube.

A mediação do encontro foi realizada pelo médico e instrutor de Políticas Públicas em Saúde na EGC, José Carlos Riechelmann, que apontou a importância da palestra para conscientizar estudantes, servidores, profissionais de esportes e de outras áreas, além da sociedade em geral sobre a integração de corpo e mente.

O primeiro palestrante a se apresentar foi Timóteo Leandro Araújo, profissional de Educação Física, com experiência na área de longevidade, atividade física, vida ativa e saúde, professor do Instituto Einstein e coordenador adjunto do Curso de Educação Física da FMU. Ele iniciou a sua fala esperando que no futuro a EGC, junto com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, sejam lembrados como locais que apontaram a importância de manter um ambiente profissional ativo.

De acordo com o especialista, entre 2023 e 2024 houve um aumento de 68% no afastamento de trabalhadores por problemas diagnosticados como de saúde mental. Acrescentando que os casos de isolamento social de mulheres na faixa de 40 anos estão mais propensos a um baixo nível de atividade física, o professor Timóteo Leandro Araújo explicou a necessidade de uma gestão do comportamento sedentário, como não ficar mais de 120 minutos em frente a telas, ou a cada uma hora, movimentar-se por 5 minutos. Ao se referir ao Guia de Atividade Física para a População Brasileira, criado pelo Ministério da Saúde, o professor mencionou a importância da divulgação de seu conteúdo, visando mudanças de comportamento para que as pessoas consigam praticar pelo menos o mínimo de atividades físicas estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de 150 minutos por semana.

Em seguida, foi a vez da apresentação de Valéria Pugliese, médica do Serviço de Saúde do TCMSP e coordenadora de Gestão e Saúde do Servidor da Secretaria Municipal de Gestão. Ela informou que em todo o mundo mais de 1 bilhão de pessoas vivem com algum problema de saúde mental, sendo os mais diagnosticados são casos de depressão e de ansiedade, segundo a OMS. Para Valéria Pugliese, existem vários fatores de riscos que estão ligados a questões genéticas e socioambientais.

A especialista reforçou a necessidade da integração corpo e mente, por meio de alimentação saudável, qualidade de sono e atividade físicas, além das interações sociais positivas e políticas públicas, como segurança e um trabalho digno, para que haja uma estratégia para fortalecer a saúde mental. Explicando os benefícios da atividade física para o bem psicológico, Valéria Pugliese reforçou o impacto das atividades no combate a depressão e ansiedade, bem como na diminuição do risco de declínio cognitivo e demência.

Os últimos minutos do evento foram complementados por perguntas e comentários da audiência, que abordaram sobre os exercícios físicos durante a gravidez e também sobre a relação do estresse e baixa da imunidade.

O debate promovido pela EGC reforça a importância da sua participação na conscientização da sociedade sobre a importância da prática de atividade física para o equilíbrio mental. A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP oferece atividades educacionais gratuitas, incluindo cursos de extensão e pós-graduação, e convida a todos a acompanhar suas redes sociais.

O conteúdo dessa atividade segue disponível para consulta pelo canal da EGC no YouTube, bem como o registro de diversos outros eventos online promovidos pela Escola de Governo do TCMSP.

Acesse aqui o Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Confira a íntegra da palestra: