Ciclo de Formação para os Conselheiros de Políticas Públicas - Mesa Redonda: Perspectiva Histórica e dilemas da atuação dos Conselhos Participativos Municipais de SP EGC - Eventos inscrições abertas

Organizadores: Antônia Conceição dos Santos e André Leirner

Palestrantes: João Antonio da Silva Filho, Alfredo Attie, André Leirner e Gabriela De Brelaz 

Mediadora: Antonia Conceição dos Santos

Data/Dia da Semana: 02/09/2025, terça-feira

Horário: 19h às 21h

Carga Horária Total: 2 horas

Modalidade: híbrido

Público-Alvo: Membros de Conselhos de Políticas Públicas

Eixos Temáticos:

  • controle social; 
  • gestão e finanças públicas; 
  • políticas públicas (educação, saúde, urbanismo, meio ambiente, gênero, redução das desigualdades e direitos humanos).

 

Fazer inscrição

 

DESCRIÇÃO E OBJETIVO DO EVENTO: O Ciclo tem como objetivo oferecer aos conselheiros de políticas públicas municipais de São Paulo instrumentos para aprimorar sua atuação cotidiana, com base em suas competências legais e institucionais, conceitos fundamentais, legislação aplicável e dinâmicas interpessoais. A iniciativa também abordará o histórico dos conselhos de políticas públicas no Município de São Paulo, suas atribuições e competências, fortalecendo o papel dos conselheiros no exercício do controle social, especialmente no âmbito das Subprefeituras.

O Ciclo será composto por um evento híbrido e quatro cursos on-line.
 

Principais Tópicos:

  • Políticas Públicas
  • Indicadores Sociais
  • Controle Social
  • Território
  • Orçamento Público
  • Planejamento Público

 


Breve Currículo (organizador/palestrantes/mediadores)

Antonia Conceição dos Santos
Possui Doutorado e Mestrado em Serviço Social pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Lins e especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto. Atualmente é professora e assessora na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

André Leirner
Especialista em gestão da informação aplicada às políticas públicas e projetos. Arquiteto formado pela USP, possui mestrado de Arquitetura e Urbanismo pela Architectural Association de Londres (Honra ao Mérito) e em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Em seu percurso profissional trabalhou como consultor em tecnologia de informação para governos por meio de agências multilaterais (BID, Banco Mundial, GIZ, Onu-Habitat), como coordenador de projetos industriais (Semp Toshiba, Lavazza e Stihl Máquinas e Equipamentos), urbanos (Emurb/São Paulo Urbanismo; Casa Azul-FLIP) e de tecnologia (Fundação Vanzolini). É ganhador do prêmio Alex Stanhope Prize em design pela Architectural Association de Londres e do prêmio IF Design Awards em inovação de serviços púbicos pela Federação Alemã da Indústria, com a empresa Caiena Informática, pelo sistema de relacionamento cidadão do Governo do Estado do Ceará. Com a mesma empresa, integrou a equipe que desenhou o novo sistema de pagamento do Governo do Estado da Paraíba. Como professor convidado ofereceu aulas na Escola Nacional de Administração Pública, Insper, Escola da Cidade, Universidade de São Paulo e desenvolveu curso EAD em mobilidade urbana para transição energética para o MDIC. Conferiu aulas e palestras no INCT Intercity – Future Internet for Smart Cities, na IME USP, no Tribunal de Contas de São Paulo e na Secretaria Geral da Presidência da República, e foi keynote speaker do 13º Congresso Nacional de Engenharia de Produção falando sobre Desafios do Uso do IA na Produção da Cidade. Realiza pesquisa no NDAC-CEBRAP e no U.A.I - IEA USP. Foi membro do GT Participação e Território, da Secretaria Nacional de Participação Social. Desde 2017, atua em projetos urbanos e regionais, tendo desenhado e empreendido tecnologia para gestão de crises e promoção de resiliência social e corporativa (priorize.net). Foi da equipe que implementou plataformas de gestão social das bacias hidrográficas do estuário do Rio Doce (ES), do Rio Paraíba do Sul (SP), de apoio à atividade legislativa em Balneário do Camburiú (SC) e de consulta pública para o Plano Diretor de Louveira (SP). Tem experiência em participação social e inteligência coletiva para gestão ambiental. Em 2025 assumiu cadeira de Conselheiro Participativo pela Subprefeitura de Pinheiros e cadeira no Conselho Municipal de Política Urbana de São Paulo, representando a Macrozona Oeste (subprefeituras Lapa, Butantâ e Pinheiros).

João Antonio da Silva Filho
Possui mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e doutorado pela Universidade Nove de Julho (2023). Tem experiência na área de Direito Administrativo e Filosofia do Direito. Foi Conselheiro-Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo entre os anos de 2018 e 2022. Desde fevereiro de 2014 -Conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. De janeiro de 2014 a maio de 2019 Diretor-Presidente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. De janeiro de 2013 a fevereiro de 2014, foi Secretário Municipal de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo, de 2011 a 2012, Deputado Estadual por São Paulo, ocupando a Vice-Presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De 2001 a 2010 foi Vereador na capital paulista e presidiu por três vezes consecutivas a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de São Paulo, período em que também exerceu os cargos de Líder de Bancada e Líder de Governo no Poder Legislativo. Membro do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo (FIDA).

Gabriela De Brelaz
Possui graduação em Administração (2000), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Administração Pública e Governo pela EAESP - Fundação Getulio Vargas. Desde 2012 é professora na Escola Paulista de Economia Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É professora do Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP desde 2024. Tem experiência na área de Administração Pública, atuando nos seguintes temas: advocacy, transparência, governo aberto, estado aberto (transparência, participação e accountability nos poderes executivo, legislativo e judiciário), investimentos e negócios de impacto socioambiental. Atuou como Assessora de Relações Institucionais e Chefe de Gabinete na gestão 2017-2021 da Reitoria da Unifesp, como coordenadora do Congresso Acadêmico da Unifesp (2020 e 2021) e como Coordenadora do curso de Administração da EPPEN/Unifesp (2022-2023). Pesquisadora do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do CEBRAP e do SoU_Ciência - Centro de Estudos em Ciência, Universidade e Sociedade da Unifesp. Membro do Eixo de Difusão do CEPID-Aries e também atua como Independent Reporting Mechanism (IRM) da Open Government Partnership na Implantação do Plano de Governo Aberto da Cidade de Osasco (São Paulo - SP - Brasil) e de Montevideo (Uruguai).

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.