Evento sobre Concurso Público Nacional Unificado: Inclusão, Inovação e o papel dos órgãos de controle e lançamento do livro “A Saga do CPNU: Inovação em Serviços Públicos e Transformação do Estado para a Cidadania” EGC - Eventos inscrições abertas

Organizadora: Rosicleide Ramos Alves (Auditora de Controle Externo)

Palestrantes: José Celso Cardoso Jr, Gabriela Lotta, Fernando Coelho e Eveline Brito

Mediadora: Rosicleide Ramos Alves

Data/Dia da Semana: 15/08/2025 - sexta

Horário: 9h30 às 12h

Carga Horária Total: 2h30

Modalidade: presencial

Público-Alvo:

  • Acadêmicos e pesquisadores; 
  • Representante das organizações da sociedade civil;
  • Candidatos a concursos públicos;
  • Servidores das áreas de controle interno e externo;
  • Gestores públicos e profissionais de seleção de pessoal.

Eixos Temáticos:

  • controle externo; 
  • controle social;
  • políticas públicas (educação, saúde, urbanismo, meio ambiente, gênero, redução das desigualdades e direitos humanos).

 

Fazer inscrição

 

DESCRIÇÃO E OBJETIVO DO EVENTO:

Apresentar e debater as inovações trazidas pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), destacando sua contribuição para a inclusão social, a modernização da seleção no serviço público e a transformação do Estado para a cidadania, bem como refletir sobre o papel dos órgãos de controle na promoção da legalidade, equidade e eficiência no processo.

Principais Tópicos:

  • Fundamentos e Origens do CPNU e a contribuição dos órgãos de controle
  • O Papel dos Servidores Públicos no Estado Democrático de Direito
  • Repensando os Concursos Públicos no Brasil em prol de uma Burocracia Representativa e Vocacionada: uma análise do Concurso Público Nacional Unificado.

Breve currículo:

1. Palestrante: Secretário de Gestão de Pessoas José Celso Cardoso Jr.
 Formado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com mestrado em Teoria Econômica e doutorado em Desenvolvimento, ambos pelo IE/Unicamp. Desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, onde realiza pesquisas aplicadas, assessoramento governamental e capacitação de servidores em temas do Estado, Instituições, Planejamento e Democracia, além de Trabalho e Proteção Social no Brasil. Além de já ter assumido cargos de direção e assessoramento superior em vários órgãos da Administração Pública Federal, foi presidente da Afipea-Sindical (Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea) entre 2019 e 2023, tendo também participado, em 2022, da equipe de transição do governo Lula e ajudado a redigir o relatório final da transição. Em 2023, assumiu o cargo de Assessor Especial do Gabinete no MGI.

 

 

 

2. Palestrante: Fernando de Souza Coelho
 Professor de Administração Pública da EACH-USP. Doutor e Mestre em Administração Pública pela EAESP-FGV. Coordenador do Laboratório de Gestão Governamental (LabGov) da USP e integrante do Movimento Pessoas à Frente

 

 

 

3. Palestrante: Gabriela Lotta
 Professora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV). É membro da Câmara Técnica de transformações do estado do Conselho da Presidência da República (Conselhão) e preside o grupo de trabalho para elaboração do Sistema Nacional de Direitos Humanos. Em 2021 foi nomeada como uma das 100 acadêmicas mais influentes do mundo na área de governo pela organização Apolitical.

 

 

 

4. Palestrante: Eveline Brito
 Engenheira agrônoma e formada em Direito. Atuou em diversas áreas da CGU, incluindo auditoria, planejamento estratégico, integridade e correição. Atuou na ouvidoria Presidência da República e contribuiu para o modelo de maturidade das corregedorias. Atualmente é secretária-executiva da CGU.

 

 

5. Mediadora: Rosicleide Ramos Alves
 Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e mestranda em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou no serviço público federal, com início na carreira de contadora e, posteriormente, como Auditora Federal de Finanças e Controle na Controladoria Geral da União (CGU). É coautora e coorganizadora do livro. A Saga do CPNU: Inovação em Serviços Públicos e Transformação do Estado para a Cidadania.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.